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Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial.

MEDINA,
Cremilda. Notícia, um produto à venda:
jornalismo na sociedade urbana e industrial.
2ª ed. São Paulo: Summus,
1988.

Na angulação encontramos, de imediato, relações muito estreitas dos
três níveis gerais de comunicação numa sociedade urbana em industrialização ou
pós-industrializada: o nível-massa, o grupal e o pessoal. Quando a mensagem é
angulada para de pauta se transformar num processo de captação, a componente
grupal se identifica com a caracterização da empresa jornalística onde essa
pauta vai ser transmitida. A empresa que, por sua vez,  está ligada a um grupo econômico e político,
conduz o comportamento da mensagem da captação do real à sua formulação
estilística. (MEDINA: 1988, p. 73)

Aos
poucos a dita angulação da empresa entra até pelos poros do repórter como
necessidade de ascensão. Naturalmente isso vai influenciar o processo de
captação dos dados numa reportagem. (MEDINA: 1988, p. 74)

O nível-massa vai crescendo e se superpondo ao dos grupos políticos
e econômicos ligados à empresa, tão logo esta assuma uma caracterização de
grande indústria da informação. […]Esse outro componente de angulação está
difuso em todas as mensagens de jornalismo informativo e de jornalismo
interpretativo. Nota-se especialmente na formulação dos textos, nos apelos
visuais e linguísticos, na seleção das fotos, a preocupação em corresponder a
“um gosto médio” ou, em outros termos, em embalar a informação com ingredientes
certos de consumo. (MEDINA: 1988, p. 75)

A angulação-massa está, pois, nas aparências externas – formas de
diagramação atraente, valorização de certos ângulos e cortes fotográficos,
apelos linguísticos como títulos e narração dos fatos. Está também nos
conteúdos e no processo de captação desses, extraídos de uma realidade.
(MEDINA: 1988, p. 75)
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