Avançar para o conteúdo

QUEM sou eu?

Jornalista, cientista econômico, mestre em Divulgação Científica e Cultural e especialista em Marketing. Minha pratica experiência e paixão estão na área da Educação, na qual atuo há 10 anos no mercado de trabalho. Além de ser um propósito de vida, considero que Educação e Comunicação são inseparáveis e indispensáveis para qualquer setor.

Nessa área tive a oportunidade de atuar como professor-autor de material didático da Kroton Educacional da disciplina de “Educação e Tecnologia”; produtor de conteúdo em diferentes empresas; e, mais recentemente, como Coordenador de Marketing de Conteúdo, Inbound e Redes Sociais na Geekie.

Atualmente estou encarando o desafio de ser dono de meu próprio negócio como costureiro criativo no Ateliê Alex Contin. Além de criar bolsas, organizadores e outros acessórios, essa é uma empreitada (de dedicação parcial e não exclusiva) que encaro como uma oportunidade de vivenciar na pele a vida empreendedora, com seus desafios, oportunidades e, principalmente, aprendizados. Meu objetivo é, além de ter uma renda extra, acumular experiências para no futuro auxiliar outras tantas costureiras e artesãs na vida empreendedora.

Organizei minha trajetória e produção profissionais abaixo no formato de um PORTFÓLIO. Você pode conhecê-la melhor aqui, mas sempre tem também o perfil do LinkedIn, se preferir:

O QUÊ eu faço?

Trabalho há 18 anos com a produção de conteúdo em suas diferentes formas, formatos e objetivos.

Do jornalismo à Academia para disseminar conhecimento pelo YouTube e elaborar estratégias no Marketing de Conteúdo do mundo corporativo. Estilos, mídias e lugares de fala fazem parte dessa trajetória.

Tenho experiência com planejamento de conteúdos e de calendário editorial de acordo com a jornada do cliente (online e direta com SDRs e Keyacounts). Elaboro esses conteúdos a partir dos objetivos de negócio da empresa ou cliente e identificando as dúvidas e necessidades de esclarecimento e/ou convencimento de cada tipo de lead/persona em cada etapa dessa jornada e em diferentes canais e mídias como blog, site institucional, redes sociais (Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook) e materiais de venda impressos e digitais.


Para além dessas estratégias, também tenho experiência com redação jornalística (coberturas de evento, artigos e releases para imprensa), de roteiros de vídeos institucionais, educativos e promocionais e copywriting para landingpages, site e redes sociais, todos conteúdos focados em boas práticas de SEO; mediação de eventos presenciais e on-line (webinars); gerenciamento, segmentação e automação de CRM (Salesforce principalmente); elaboração e execução de treinamento de equipes de pré-vendas e vendas; além de experiências práticas em edição de vídeos com Adobe Premiere e After Effects e de imagens com Photoshop e Illustrator, entre outros softwares e apps.


Conheça abaixo parte dessa produção e suas principais estratégias, entendimentos e referências.

MENU NAVEGAÇÃO

Escolha quais mídias/formatos você quer conferir:

Comunicação e Marketing

Jornalismo e Jornalístico

ENTREVISTAS com educadorxs referências em suas áreas;

COBERTURAS DE EVENTOS internos e externos;

#Referencias #Especialistas #Educacao #Dialogos #Eventos #Posicionamento

Exemplos selecionados para ilustrar como as técnicas do jornalismo (entrevista e relato/cobertura de eventos) podem ser utilizados em estratégias de Markerting de Conteúdo.

Abaixo estão conteúdos criados seguindo uma estratégia de posicionamento da marca no mercado de Educação; além da geração de conteúdo com teor informativo para blog, newsletters e e-mail marketings.

Os formatos e a linguagem jornalística dentro do Marketing de Conteúdo são ferramentas importantes de diálogo e criação de autoridade setorial. No contexto social atual, a informação com credibilidade (ainda) está associada à grande imprensa, logo, a grandes conglomerados de mídia (empresas). A confiança criada por esta instituição se estende, com ressalvas, aos demais conteúdos que seguem seu padrão ("Seu compromisso com a verdade").

Entender em que nível está a confiança que o público (persona) tem no jornalismo e seus valores é a chave para o planejamento e redação das entrevistas e coberturas abaixo.

Balões de entrevista

Entrevista: “Na Finlândia, uso de tecnologias gera valor para a educação e não é repreendida”

Conversa com Liisa Kairisto Mertanen, professora da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, da Finlândia.

InfoGeekie. 12 mar 2019.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/reforma-curricular-finlandia.
Acesso em 16 out. 2023.

Balões de entrevista

“Socioemocional e a capacidade de fazer escolhas não são bem desenvolvidos na Educação Básica”

Entrevista exclusiva ao InfoGeekie, Sofia Esteves, fundadora do Grupo Companhia de Talentos.

InfoGeekie. 22 abr 2019.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/entrevista-com-sofia-esteves-cia-de-talentos.
Acesso em 16 out. 2023.

Balões de entrevista

José Moran: “A escola se transforma mais lentamente do que desejamos e em ritmos diferentes”

Conversa com educador referência em inovação na educação e metodologias ativas, José Moran.

InfoGeekie. 29 abr 2019.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/entrevista-jose-moran-escola-inovadora.
Acesso em 16 out. 2023.

Balões de entrevista

Para Maria Inês Fini, cognitivo e socioemocional precisam caminhar juntos

Entrevista a fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp e ex-presidenta do INEP, Maria Inês Fini.

InfoGeekie. 15 maio 2019.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/entrevista-maria-ines-fini.
Acesso em 16 out. 2023.

Balões de entrevista

Myriam Tricate (PEA-Unesco): “Queremos que nossas crianças e jovens sintam-se pertencentes a um mundo culturalmente diverso”

Coordenadora Nacional do Programa de Escolas Associadas à Unesco, Myriam Tricate.

InfoGeekie. 3 set 2019.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/entrevista-myriam-tricate-pea-unesco-2019.
Acesso em 16 out. 2023.

“Tecnologia é apoio e não substituição da interação humana”

Fala de Claudio Sassaki, CEO da Geekie, em palestra na estreia do I Fórum EdTech do GEduc. Cobertura do último dia do evento na edição de 2019.

InfoGeekie. 29 mar 2019.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/geekie-no-geduc2019.
Acesso em 16 out. 2023.

Na abertura do Educo, secretário estadual de Educação de São Paulo destaca importância do protagonismo e da tecnologia na aprendizagem

Cobertura das palestras do Congresso de Gestão Estratégica nas Escolas Privadas, o Educo Brasil 2019.

InfoGeekie. 25 abr 2019.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/educo-2019-e-bncc.
Acesso em 16 out. 2023.

A jornada de Luciana: do asteroide do Pequeno Príncipe até o cativar no espaço do Geekie One na Bett Educar 2019

Cobertura do desempenho da Geekie que recebeu em seu espaço cerca de 3 mil visitas ao longo dos quatro dias da Bett Educar 2019

InfoGeekie. 25 jun 2019.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/geekie-one-bett-educar-2019.
Acesso em 16 out. 2023.

Em Limeira, uma casa ecologicamente correta

Reportagem finalista do 3º Prêmio Banco Real Jovem Jornalista de 2008.

Estadão. 24 set 2008.
Disponível em: https://www.estadao.com.br/emais/em-limeira-uma-casa-ecologicamente-correta/.
Acesso em 16 out. 2023.

Institucional
Corporativo

Retrospectivas e Datas Comemorativas

Repercussões estratégicas de publicações na Imprensa


#Branding #Relacionamento #CX #Posicionamento #PR

Produções feitas como Especialista e Coordenador de Marketing de Atração.

A Grande Imprensa volta com força nesta categoria, mas a redação jornalística é só a técnica de composição do texto. A parcialidade é presente num contexto no qual a honestidade e a transparência devem estar também visíveis.

Se o formato e a forma da Imprensa são aspectos úteis para a credibilidade do conteúdo no contexto atual, estar presente em seu discurso oficial é ainda mais válido. Mesmo com a diversidade de fontes trazida pela internet desde o início da década de 1990, a Imprensa ainda detém um grande poder no informar.

Apesar das crises de confiança da Imprensa, seu público / sua persona pode estar dentro de uma parcela da população que ainda confere um valor alto a ela. É por isso que abaixo estão alguns artigos que se dedicam a relatar a inserção da empresa no noticiário dos jornais e espaços mais "famosos", de maior alcance e, claro, maior valor a agregar no fato.

Há também outros exemplos de conteúdos que trabalham a imagem da empresa perante seu público. O texto para posicionar a marca em uma data comemorativa não é tão simples quanto parece. Se fosse, um e-mail de "Feliz Dia Disso" bastaria. Assumindo seu aspecto comercial, é preciso ter todo o cuidado para dialogar com o tal "Disso" da data. Está cheio de gente felicitando, mas quantos estão empatizando e se sintonizando de verdade?

Esse foi o tom/a estratégia de alguns conteúdos linkados abaixo. São conteúdos para relacionamento, para manter e reforçar a marca na memória e no contexto profissional de seu público. É comemorar junto em uma lógica de parcerias.

Geekie One e learning analytics no Estadão.EDU

Divulgação da menção ao Geekie One na reportagem “Inteligência artificial nos colégios“, assinada por Alex Gomes e Ocimara Balmant, capa do caderno impresso Estadão.EDU, do final de semana anterior ao Dia dos Professores (13 de outubro 2019)

InfoGeekie. 13 out 2019.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/geekie-one-no-estadao-edu-learning-analytics.
Acesso em 16 out. 2023.

Revista Forbes fala sobre empreendedorismo de impacto e cita Geekie como principal exemplo

Reportagem sobre “Empreendedorismo de impacto” da Forbes (ed. 72, nov 2019) e cita a Geekie como principal exemplo do setor de negócios sociais pelo impacto gerado.

InfoGeekie. 06 nov 2019.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/geekie-na-forbes-brasil.
Acesso em 16 out. 2023.

Ações da Geekie relacionadas ao distanciamento social são destaque na imprensa

Compilado de menções à Geekie e suas escolas parceiras em ações de enfrentamento e adaptação à rotina híbrida durante a pandemia de 2020. IstoÉ, Bom Dia Brasil (Rede Globo), Folha de S.Paulo, Estadão, Jornal do Commercio, SBT, PE&GN.

InfoGeekie. 11 maio 2020.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/geekie-na-midia-covid-19-maio-2020.
Acesso em 16 out. 2023.

Geekie no Valor Econômico: crescimento da empresa é destaque no maior jornal de negócios do país

Compilado de publicações que mencionam a Geekie em veículos como Valor, Direcional Escolas, IstoÉ, Folha de S.Paulo e Revista Galileu.

InfoGeekie. 14 jun 2021.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/post/geekie-no-valor-economico.
Acesso em 16 out. 2023.

Retrospectiva Geekie 2020: um ano de entregas, dados e personalização

Ação de final de ano para relembrar entregas, evoluções do produto e histórias de colaboradoras(as) e clientes.

InfoGeekie. 30 dez 2020.
Disponível em: https://site.geekie.com.br/blog/retrospectiva-geekie-2020-um-ano-de-entregas/.
Acesso em 16 out. 2023.

“Educar é se entregar”: Dia dos(as) Professores(as) 2020

Mensagem inspiracional e comemorativa para educadoras(es) clientes, seguidoras(es) e leads.

InfoGeekie. 15 out 2020.
Disponível em: https://site.geekie.com.br/blog/dia-dos-professores-2020/.
Acesso em 16 out. 2023.

Marketing de Conteúdo

Conteúdos educativos, Inbound Marketing, Jornada do(a) Cliente, Marketing de Produto, Cases e Reconhecimento de Marca

#Convencimento #Confiança #Posicionamento #Branding #Narrativas #CasesdeSucesso #Marketing

Produções feitas como Especialista e Coordenador de Marketing de Atração.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia repleta de experiências e flertes entre diferentes formas, formatos, mensagens, objetivos e resultados.

A Jornada de Compra e as Experiências do usuário são as colunas destes conteúdos. Parte-se do princípio de que em decisões complexas, as incertezas são dirimidas a partir de um processo de reunião de dados e informações. Ter dados e informações - como histórias de sucesso - é o que faz diferença no Marketing de Conteúdo e no Inbound Marketing (e pode decidir a negociação entre empresa e cliente).

Nesta seção estão reunidos conteúdos que dialogam diretamente com diferentes etapas da jornada de compras de empresas. São, portanto, exemplos B2B, logo, conteúdos que buscam adquirir confiança pela qualidade, por compartilhar conhecimentos, experiências, histórias de sucesso e informações.

NPS na escola: como a pesquisa impulsiona o crescimento e a fidelização de estudantes e famílias

Artigo autoral para explicar a metodologia NPS às escolas (leads e parceiras).

InfoGeekie. 03 ago 2021.
Disponível em: https://site.geekie.com.br/blog/pesquisa-nps-na-escola/.
Acesso em 16 out. 2023.

Banco Mundial alerta que 2 em cada 3 estudantes podem não conseguir ler e compreender um texto simples por conta da pandemia

Repercussão do relatório "Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças", do Banco Mundial (2021) e seis alertas aa respeito dos impactos da pandemia no desenvolvimento de estudantes.

InfoGeekie. 22 mar 2021.
Disponível em: https://site.geekie.com.br/blog/banco-mundial-alerta-sobre-defasagem-na-aprendizagem-2021/.
Acesso em 16 out. 2023.

Novo Ensino Médio Geekie One: disciplinas eletivas e projetos para a adequação do segmento

Anúncio e posicionamento de produto (material didático) adequado ao Novo Ensino Médio.

InfoGeekie. 03 dez 2020.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/novo-ensino-medio-eletivas.
Acesso em 16 out. 2023.

Plano de Estudos Personalizado do Geekie One: um reforço para estudantes aprenderem muito mais ou irem além!

Divulgação do Plano de Estudos Personalizado do Geekie One, a evolução do sistema de recomendação da Geekie, reconhecido pelo MEC.

InfoGeekie. 03 set 2020.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/plano-de-estudos-personalizado-do-geekie-one.
Acesso em 16 out. 2023.

Como a Escola S flexibilizou seu planejamento curricular com o Geekie One

Relato da implementação do Novo Ensino Médio na Escola S, o SESI-SENAI de Santa Catarina e como a flexibilidade no planejamento do Geekie One tem ajudado professores e professoras em suas aulas interdisciplinares por área de conhecimento.

InfoGeekie.15 out 2020.
Disponível em: https://site.geekie.com.br/blog/como-a-escola-s-usa-o-planejamento-flexivel-do-geekie-one/.
Acesso em 16 out. 2023.

Interdisciplinaridade: um trabalho de parceria docente

Reorganização do currículo do Ensino Médio a partir de áreas de conhecimento; experiência e as dicas de quatro docentes da Escola S, o SESI-SENAI de Santa Catarina.

InfoGeekie. 13 out 2020.
Disponível em: https://site.geekie.com.br/blog/interdisciplinaridade-um-trabalho-de-parceria-docente/.
Acesso em 16 out. 2023.

Como o SESI/SC obteve mais visibilidade do desenvolvimento de estudantes com os relatórios do Geekie One

Experiência de como os relatórios ajudaram o SESI de Santa Catarina a consolidar sua proposta do Novo Ensino Médio a partir de diálogos mais direcionados com estudantes, docentes e famílias.

Como o Colégio Magister torna visível o aprendizado de seus estudantes

História de sucesso com participação da diretoria pedagógica, coordenação, docente, estudante e mãe de estudante. Promoção da dimensão "aprendizagem visível" do produto Geekie One.

InfoGeekie. 30 out 2020.
Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/geekie-one-colegio-magister-e-dados-pedagogicos.
Acesso em 16 out. 2023.

Redes Sociais

Conteúdos educativos;
Convites para Eventos e Ofertas de Inbound Marketing;
Relacionamento;
Marketing de Produto

#Convencimento #Confiança #Posicionamento #Branding #Narrativas #CasesdeSucesso #Marketing

Exemplos de conteúdos criados para as redes sociais, também nos cargos de Especialista e Coordenador de Marketing de Atração.

Projetos Editoriais | Mkt Conteúdo

Infográficos

Informação visual, de fácil e rápido consumo; com utilidade.


#Infográficos

Imagem ilustrativa do Infográfico "Múltiplas inteligências e as diferentes formas de aprender"

2019

"Múltiplas inteligências" e as diferentes formas de aprender

O infográfico apresenta uma visão superficial e resumida da teoria de Howard Gardner conhecida como “inteligências múltiplas“. Esse é um estudo que demonstra que há mais de uma maneira de aprender e tem como objetivo sensibilizar educadores(as) a ficarem atentos a essas diferenças dentro das salas de aula.

Essa é uma teoria importante para as mudanças que a Educação Básica passou nos últimos anos, já que tira o foco no conteúdo e o método tradicional, aquele no qual o(a) professor(a) enche a lousa de informação e orienta que os alunos(as) copiem em seus cadernos. Como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências, os(as) docentes precisam oferecer diferentes experiências de aprendizagem tanto para cumprir com essa missão da Base, como também para não deixar nenhum aluno(a) para trás por não se adequar aos métodos comumente mais utilizados em aula.

Além disso, a teoria também está conectada ao produto da Geekie, o Geekie One, uma plataforma de aprendizagem personalizada pautada em dados em tempo real. Com os dados em mãos, professores(as) e coordenadores(as) podem criar alternativas para auxiliar crianças e jovens com dificuldades ou estimular aqueles(as) que conseguem ou querem estudar mais que seus(suas) colegas.

  • Redação e pesquisa do conteúdo;
  • Validação com especialistas pedagógicos;
  • Diagramação do material no Canva;
  • Copywriting de landing pages, de artigo e de materiais de divulgação;
  • Elaboração e redação de fluxo de nutrição;

E-books

Conteúdo denso; Investigação e Aprofundamento de temas centrais (e estratégicos); Compartilhando de Conhecimentos; Aprendizagem Colaborativa.


#Branding #Profundidade #Leitura #Conhecimento

Capa e-book Dados e evidências para diálogo e decisões pedagógicas

2019

"Dados e evidências para diálogo e decisões pedagógicas"

Empresa: Geekie Cargo: Especialista em Marketing de Conteúdo (2019)

E-book gratuito criado para estratégia de Inbound Marketing com o objetivo de educar gestores(as), mantenedores(as) e coordenadores(as) escolares sobre os benefícios do uso de dados no processo de aprendizagem na Educação Básica: maior visibilidade para docentes e gestores(as) e personalização para estudantes com base em suas dificuldades e facilidades.

O material foi criado em 2019, antes da pandemia, em um cenário no qual o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ainda tinham uma grande resistência por parte das escolas, em especial as mais tradicionais. 

Com este contexto, o e-book tinha como objetivo desmistificar questões relacionadas à Inteligência Artificial e a substituição de docentes na rotina pedagógica entre outros tópicos que eram considerados “blocks” durante a jornada de vendas (tanto na fase de inbound, quanto outbound e presencial). 

  • Estruturação e definição de briefing;
  • Redação e pesquisa;
  • Revisão e adequação de tom de voz de capítulos redigido por especialista pedagógico;
  • Acompanhamento de diagramação;
  • Copywrite de materiais de divulgação;
  • Elaboração e redação de fluxo de nutrição;
  • Treinamento de KeyAccounts e SDRs para uso na jornada de vendas;

Lançamento: 12/04/2019

Taxa de conversão (1º mês pós-lançamento): 40,33%

Total de leads gerados (2020): 123

Total de leads qualificados (2020): 19 (15,45% dos leads totais)

Capa do e-book "As 10 competências gerais da BNCC"

2019

"As 10 competências gerais da BNCC: Interpretações, definições e relevância para a vida e o mercado de trabalho"

Empresa: Geekie Cargo: Especialista em Marketing de Conteúdo (2019)

O contexto é o seguinte: A Educação Básica passou por mudanças significativas nos últimos anos da década de 2010 com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A educação passou a ser guiada pelo desenvolvimento de 10 competências gerais que todo(a) estudante deve desenvolver da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Aí veio o problema: Essa, e outras mudanças, trouxeram uma série de dificuldades e dúvidas para docentes, coordenadores(as) e gestores(as). Dos três grupos, o de educadores(as) foi o que mais precisou adaptar sua prática, já que muitos(as) não tiveram uma formação superior orientada para o desenvolvimento das competências elencadas pela Base.

E surgiu a oportunidade: Frente a essas dificuldades, o e-book em questão foi elaborado para contribuir com os estudos e entendimentos de cada uma das dez competências da BNCC. O principal objetivo era compartilhar experiências pessoais e profissionais de colaboradores(as) de diferentes áreas da Geekie, do CEO aos editores(as) de conteúdo didático. Com isso, esperávamos auxiliar docentes e coordenadores(as) a construir suas argumentações e visão de mundo sobre como o mercado de trabalho valoriza e se beneficia de cada uma das competências.

  • Criação da estratégia e briefing;
  • Redação e pesquisa do capítulo referente à competência Comunicação;
  • Redação ghostwriter de capítulos do CEO, Claudio Sassaki, Diretor Comercial, Eduardo Bontempo, e Diretor da Consultoria Pedagógica, Mauro Romano;
  • Coordenação editorial, alinhamentos, revisão e adequação de tom de voz de capítulos redigidos por profissionais da Geekie;
  • Acompanhamento de diagramação;
  • Copywriting de materiais de divulgação;
  • Elaboração e redação de fluxo de nutrição;
  • Treinamento de KeyAccounts e SDRs para uso na jornada de vendas;

Lançamento: 28/08/2019

Taxa de conversão (1ª semana pós-lançamento): 34,37%

Total de leads gerados (2020): 309

Total de leads qualificados (2020): 21 (6,80% dos leads totais)

Capa do E-book "Reforma do Ensino Médio As principais mudanças que você precisa saber"

2020

"Reforma do Ensino Médio: As principais mudanças e dúvidas sobre a reestruturação do segmento que você precisa saber"

O contexto é o seguinte: Das mudanças da BNCC (c0mentadas na estratégia do e-book anterior), o Ensino Médio foi o segmento que mais teve mudanças, tanto na carga horária como, principalmente, na sua estrutura e objetivo. A principal mudança é que a partir de 2021, as escolas deveriam diminuir o tempo dedicado às tradicionais “disciplinas” do Ensino Médio (Linguagens, Matemática, Geografia, Física, etc.) e criar os chamados Itinerários Formativos – uma nova composição de grade horária com disciplinas mais conectadas com o mercado de trabalho e futura carreira acadêmica ou profissional dos(as) estudantes. 

Aí veio o problema: Se nos demais segmentos as dúvidas estavam centradas na rotina de docentes, no Ensino Médio a questão afetou gestores(as), diretores(as) e mantenedores(as). Eles(as) precisaram adaptar seus projetos políticos-pedagógicos tanto por conta da mudança da carga horária, mas também (e principalmente) para criar os Itinerários Formativos a fim de oferecer as possibilidades de escolha pautada nas afinidades e expectativas de carreira dos(as) estudantes que o Novo Ensino Médio preconiza.

E surgiu a oportunidade: Como toda essa mudança impacta bastante até o modelo de negócios de muitas escolas e a Geekie já havia desenvolvido uma proposta adequada à BNCC, este e-book foi criado para disseminar as informações, estudos e proposta da empresa para as escolas particulares brasileiras.

  • Adaptação de formato de material criado pelo setor pedagógico da empresa;
  • Redação e pesquisa de materiais complementares ao discurso oficial;
  • Coordenação editorial, alinhamentos, revisão e adequação de tom de voz do material;
  • Acompanhamento de diagramação;
  • Copywriting de materiais de divulgação;
  • Elaboração e redação de fluxo de nutrição;

Lançamento: 24/06/2020

Taxa de conversão (1ª semana pós-lançamento): 40,29%

Total de leads gerados (2020): 2.416

Total de leads qualificados (2020): 515 (21,32% dos leads totais)

Revista

Estratégia de escala e otimização na criação de conteúdos: reunião de artigos de um blog com roupagem de revista.

#Autoridade #Referência #DebateEducacional #Convencimento #Confiança #Posicionamento #Branding

Capa do CADERNO GEEKIE

2021

Caderno Geekie: Tudo o que você precisa saber do Circuito Geekie

Criação de material no formato de revista para otimizar a criação de ofertas para leads. A ideia do Caderno Geekie é reunir diferentes artigos publicados no blog da empresa, com uma diagramação e estrutura características de revistas comerciais.

O objetivo foi criar um material atrativo, de fácil acesso e com assuntos relevantes para todos(as) os(as) profissionais da educação, de docentes a mantenedores(as).

  • Criação de briefings dos artigos elaborados;
  • Coordenação de trabalho de freelancer;
  • Redação do editorial do Caderno e copywriting de peças promocionais distribuídas ao longo do material;
  • Acompanhamento e aprovação de diagramação por designer freelancer;
  • Copywriting de materiais de divulgação;
  • Elaboração e redação de fluxo de nutrição;

Acadêmicos

Capa livro CONTIN, Ailton Alex; PINTO, Rosangela Oliveira. Educação e tecnologias. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016

Livro | "Educação e tecnologias"

Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

Material didático para cursos de licenciatura das faculdades da Kroton, atual Cogna.

CONTIN, Ailton Alex; PINTO, Rosangela Oliveira. Educação e tecnologias. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

capa Revista Perseu: História, Memória e Política, v. 12, 2016

Artigo | "Jornalismo Econômico: história, linguagem e poder"

Revista Perseu: História, Memória e Política. v.12, 2016.

Palavras-chave: Jornalismo Econômico; Economês; Privatização; Discurso competente.

CONTIN, Ailton Alex. Jornalismo Econômico: história, linguagem e poder. Revista Perseu: História, Memória e Política, v. 12, 2016

Dissertação | Mestrado em Divulgação Científica e Cultural

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) | Unicamp (2013-2015)
Bolsa Fapesp de Mestrado Nacional

"Mídia e economia [recurso eletrônico] : limites, fatos e versões: o processo de privatização do governo FHC (1995-2002)"

Orientação: Maria das Graças Conde Caldas

Palavras-chave:
1. Jornalismo - Aspectos econômicos;
2. Privatização - Brasil; 3. Comunicação de massa - Influência;
4. Capitalismo e comunicação de massa;
5. Análise do discurso - Aspectos políticos.
6. Brasil - Política e governo - 1995-2002.

CONTIN, Ailton Alex. Mídia e economia: limites, fatos e versões: o processo de privatização do governo FHC (1995-2002). 2015. 1 recurso online (370 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627178. Acesso em: 16 out. 2023.

Monografia | TCC Bacharel em Ciências Econômicas

Instituto de Economia | Unicamp (2011-2015)

"Cortes da SELIC : entre o ceticismo e o apoio: uma análise da cobertura da grande imprensa sobre os cortes da taxa básica de juros nos anos de 2011 e 2012"

Orientação: Ana Rosa Ribeiro Mendonça Sarti

Palavras-chave: Política Monetária; Selic; Jornalismo Econômico, O Estado de S. Paulo; Valor Econômico.

CONTIN, Ailton Alex. Cortes da SELIC: entre o ceticismo e o apoio: uma análise da cobertura da grande imprensa sobre os cortes da taxa básica de juros nos anos de 2011 e 2012. Orientação de Ana Rosa Ribeiro de Mendonça. Campinas, SP: [s.n.], 2014. 223 f., il. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624702. Acesso em: 16 out. 2023.

CAPA_TCC-Jornalismo-Isca_Faculdades-2008

Monografia | TCC Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)

Isca Faculdades (2005-2008)

Título: A SOFISTICAÇÃO DA REPORTAGEM: uma análise dos recursos literários na revista piauí
Orientação: Profª. Mestra Milena de Castro Silveira Bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni)

YouTube | @Referências

2.366 inscritos (16 dez 2023).

Canal criado em 18 nov 2016 para compartilhar leituras e estudos para o vestibular da Fuvest 2017. Queria uma vaga no curso de Letras. Consegui.

Os vídeos continuaram até 6 fev 2019, primeiros meses de uma posição de Especialista e Coordenador de Marketing de Atração no setor de educação.

Abaixo estão os vídeos com maiores visualizações. São exemplos de:

+ Construção de conteúdo
+ Pensamento crítico e analítico
+ Criatividade
+ Interpretação e diálogo
+ Edição de vídeos
+ Comunicação

Webinars (corporativo)

O Marketing de Conteúdo traz consigo inúmeros formatos. Os webinars, hangouts, eventos online, aulas gratúitas e diferentes outras roupagens dos vídeos ao vivo ganharam força nos últimos anos (mesmo antes da pandemia).

Abaixo estão minhas participações como mediador de diferentes palestras e eventos online produzidos entre 2019 e 2022 - durante cargos de Especialista e Coordenador de Marketing de Atração.

#Marketing #YouTube #InboundMarketing #Webinar #MarketingdeConteúdo

Aulas | @PrateadaeDigital

O #PrateadaeDigital surgiu como um infoproduto - um curso construído para ser vendido através de uma plataforma de hospedagem e um trabalho de marketing digital.
Parte dos planos não deram certo, mas o conteúdo não poderia ficar parado. Logo, ele se transformou em um canal do YouTube, aberto e acessível a todxs.

Edição e Design

Aqui separei alguns vídeos especialmente por conta das habilidades de EDIÇÃO e DESIGN que eles representam.

Os vídeos e animações foram produzidos e editados com os softwares da Adobe Premiere e After Effects - com suporte do Illustrator, Photoshop e Audacity. Os vídeos no Instagram foram editados com o app Capcut e recursos da própria rede social.